História:
O 14 bis foi construído rapidamente: em cerca de dois meses. Não se sabe bem quando Santos Dumont iniciou o projeto. O certo é que, em fins do primeiro semestre de 1906, o aparelho já estava concluído. De fato, em 18 de julho daquele ano, Santos Dumont inscreve-se no Aeroclube da França para disputar duas provas de aparelhos mais pesados que o ar: a taça Archdeacon e o prêmio Aeroclube da França para o aparelho que realizasse um vôo de mais de 100 metros. Logo realizou experimentos com seu protótipo ligado ao invólucro do dirigível 14, criando um aparelho mais pesado que o ar, mas com o peso atenuado devido à força ascensional do balão.
O 14 bis foi construído rapidamente: em cerca de dois meses. Não se sabe bem quando Santos Dumont iniciou o projeto. O certo é que, em fins do primeiro semestre de 1906, o aparelho já estava concluído. De fato, em 18 de julho daquele ano, Santos Dumont inscreve-se no Aeroclube da França para disputar duas provas de aparelhos mais pesados que o ar: a taça Archdeacon e o prêmio Aeroclube da França para o aparelho que realizasse um vôo de mais de 100 metros. Logo realizou experimentos com seu protótipo ligado ao invólucro do dirigível 14, criando um aparelho mais pesado que o ar, mas com o peso atenuado devido à força ascensional do balão.
Os vôos:· 18 de julho de 1906: O aparelho concluído.
· 19 a 29 de julho: Testes com o avião preso ao balão 14 e pendurado num cabo inclinado.
· 21 de agosto: Testes no campo de pólo.
· 22 de agosto, 4h: O 14 bis chegou a se levantar do solo. Santos Dumont verificou que o motor de 24 cavalosvapor (CV) era insuficiente.
· 3 de setembro: Novo motor de 50 CV foi instalado.
· 4 de setembro, Bagatelle, 5h: O 14 bis correu, mas Santos Dumont não conseguiu manter o controle.
· 7 de setembro, por volta das 17h: Atingiu uma altura de cerca de 2 m. Às 18h55: O 14bis deslizou no chão. Às 19h20: Nova tentativa, sem sucesso.
· 8 a 12 de setembro: Alterações no projeto.
· 13 de setembro, 7h50: O 14bis correu 350 m no solo. Alterações no aparelho.
· 8h40: Nova tentativa e percorreu cerca de 7 m no ar.
· 23 de outubro, 9h15: corre em Bagatelle. O 14bis havia sido envernizado para aumentar a sustentação, e alterações foram feitas na carcaça da nacela (espaço do piloto) para reduzir o peso. Às 16h45: O 14bis decola e percorre 60 m numa altura de cerca de 3 m do solo. Santos Dumont ganha a taça Archdeacon.
· 12 de novembro: Santos Dumont instalou um aileron (dispositivo para controlar a inclinação lateral) octogonal. Quatro ensaios, cada um com uma série de vôos: I) 10h: Voou cerca de 40 m; II) 10h25: Dois vôos, um de 40 m e o outro de 60 m. III) 16h09: Dois vôos, um de 50 m e o outro de 82,6 metros, em 7,2 s, com velocidade média de 41,3 km/h; IV) 16h45: 220 m percorridos em 21 s, a uma velocidade de aproximadamente 37,4 km/h.
· 19 a 29 de julho: Testes com o avião preso ao balão 14 e pendurado num cabo inclinado.
· 21 de agosto: Testes no campo de pólo.
· 22 de agosto, 4h: O 14 bis chegou a se levantar do solo. Santos Dumont verificou que o motor de 24 cavalosvapor (CV) era insuficiente.
· 3 de setembro: Novo motor de 50 CV foi instalado.
· 4 de setembro, Bagatelle, 5h: O 14 bis correu, mas Santos Dumont não conseguiu manter o controle.
· 7 de setembro, por volta das 17h: Atingiu uma altura de cerca de 2 m. Às 18h55: O 14bis deslizou no chão. Às 19h20: Nova tentativa, sem sucesso.
· 8 a 12 de setembro: Alterações no projeto.
· 13 de setembro, 7h50: O 14bis correu 350 m no solo. Alterações no aparelho.
· 8h40: Nova tentativa e percorreu cerca de 7 m no ar.
· 23 de outubro, 9h15: corre em Bagatelle. O 14bis havia sido envernizado para aumentar a sustentação, e alterações foram feitas na carcaça da nacela (espaço do piloto) para reduzir o peso. Às 16h45: O 14bis decola e percorre 60 m numa altura de cerca de 3 m do solo. Santos Dumont ganha a taça Archdeacon.
· 12 de novembro: Santos Dumont instalou um aileron (dispositivo para controlar a inclinação lateral) octogonal. Quatro ensaios, cada um com uma série de vôos: I) 10h: Voou cerca de 40 m; II) 10h25: Dois vôos, um de 40 m e o outro de 60 m. III) 16h09: Dois vôos, um de 50 m e o outro de 82,6 metros, em 7,2 s, com velocidade média de 41,3 km/h; IV) 16h45: 220 m percorridos em 21 s, a uma velocidade de aproximadamente 37,4 km/h.
O último vôo:
Santos Dumont fez alterações no 14 bis, depois dos vôos de 12 de novembro de 1906. A mais importante foi a mudança do aileron octogonal situado no meio das células externas das asas. Ao mesmo tempo, construiu um novo avião, o invento de número 15, alterando profundamente a configuração. Em 4 de abril de 1907, ocorre o último vôo do 14 bis, em Saint Cyr. Voou cerca de 50 m e caiu. Santos Dumont não tentou consertá-lo.
vlw ai parcerooosss fiz meu trabalho cetinho e fechei!
ResponderExcluirai gostei do blog cara maneiro ai. a eu vou colocar essa postagens no meu site vlw em uma pagina sobre o 14-bis vlw fuixxxxxxxxx
ResponderExcluirblog otimo!!!
Legal =D
ResponderExcluirmuito legal a historia adorei conhecer bbbbbbbbbbbbeijosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
ResponderExcluirOMG
Excluirvoo desse nem esse eu fasso deus que me livre
Excluirgostei muito bom e interesante para todos os brasileiros quem nao conhece esta pppeeeeeeeerdeendo legal mesmo.bbbbbbbbbbbbeijjjjjjjjjjjjjossssssssssssssss de emyli demais
ResponderExcluiristo aí emily, valorizemos o que é nosso pois a humanidade nos deve esta até hoje, te alerto de uma coisa e é bom alertar vossos amigos que uma turma está tentando colocar na cabeça dos jovens do Brasil que SANTOS DUMONT não invnetou o avião, eles dizem que dois idiotas americanos os irmão wright teriam inventado tudo antes de Dumont, olha só a física comprova que eles não tinham como voar muito peso e muito pouco motor os motores que tirariam eles do chão pesavam uma tonelada tiveram que tentar com motores muito fracos e mais uma as réplicas construidas dos aviões deles, nas condições originais, não voaram de jeito nenhum precisam ser modernizadas para sair do chão. ou seja não tinham o primeiro avão ainda e s-o apareceram voando mesmo em 1908 e depois de terem pegado a planta do 14 bis em 1907. ou seja roubram conhecimento alheio. abraçãp pra ti
Excluircomo se faz um 14 bis
ResponderExcluirHANM
Excluirtomuito interesado nisso
ResponderExcluirlegal eu tam bem
ExcluirAii qu eotimooo
ResponderExcluirnossa muito dez essa informação
ResponderExcluirGostei muito, me ajudou no trabalho!
ResponderExcluirEspero que eu feche...
É sempre bom a gente saber do passado né?!
Bjos...! Obg..!
xou de bola cara vlw muito eu ia reperir de ano tirei 10++
ResponderExcluircRAIO VLW MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
BEJO DO GORDO
KKK
Eu achei manero , ois fexei a amostra de cultura.
ResponderExcluirachei muito legal para trabalhos e para a aprendizagem
Excluirachei de mais pesquisar isso é divertido
Excluirmuito legal aprendi mas sobre o 14bis mas no computador doque no colegio
ResponderExcluireu acho legal esaas coisas legalllllllllllllllllllllllllll
ResponderExcluirgostei muito dessa informação,ajudei meu filho no trabalho de casa e aprendi ,pq eu nem sabia o q era 14 bis
ResponderExcluirmuito legal cara! ajudou muito.
ResponderExcluirvlw aew manow tava fazendo um prototipo do 14 bis e precisava faze um carataz.
ResponderExcluirValeu Tava Precisando Fazer Um Trabalho...
ResponderExcluirgostei da historia
ResponderExcluiradorei usei tudo isso no meu trabalho, e me surpreendi com as variadas informações adorei o site visitarei mais vezes.Agora sei tudo sobre o 14 bis querem ver?Quem criou foi Domont,foi a primeira maquina brasileira mais pesada que o ar voou!
ResponderExcluirvc deve está no 1º ano pq ñ sabe nem escrever DUMONT seu burro, como vai entregar um trabalho se vc só coloca as datas que ele voo, seu idiota
Excluirnão sabe nem escrever Dumont isso é só pra burro seu burro!!!!!!!
tirei 10 na pesquisa que eu fiz,isso é muito bom para nossa mente!!
ResponderExcluirjamais perca tempo com uns tais irmãos wright que os amercianos estão tentando colocar na cabeça de nossos jovens que eles seriam os inventores do avião. Digo de cara, jamais apresentaram uma prova completa de que eles haviam voado tudo o que falaram disseram que voaram 35 km 16 km 3 km 39 voltas em voo cricular em 1904, quartel a poucos quilometros deles jamais abonou que viram os wright voando, pelo contrario tem um memorando pedindo cautela co os dois eles não eram confiaveism ao lado deles 350 metros estação ferroviaria do governo americano jamais viram nada dos voos e da tais voltas alegadas por eles os livros diario do periodo não confirmam nada, cartorios da cidade deles não receberam uma declaração sequer do zeloso povo americano, policia não declarou nada, orgão publicos os demais também nada, quer dizer caras que ninguem botou fé neles e não coprovaram nada antes de dumont e tiveram tres anos para fazerem tudo e não apreset aram nada nunca são os inventores do primeiro avião, piada. NNo máximo poderiam terem feito voos planados mas aí dependeriam de vento e a exigenncia era clara desde 1890 não use o vento. Só apareceram voando em 1908 e em 1907 foram pra paris buscar a planta do 14 bis e em maio de 1908 de repente aparecem voando. olha eu sempre digo SANTOS DUMONT é o cara. Se puder divulgar isto entre seus amigos o BRASIL agradece
Excluirespero tira uma boa nota nisso
ResponderExcluirporcaria
ResponderExcluiresse site é uma merda!
ResponderExcluirnossa é bem "curiosidades" a única coisa que tem são os dias que ele voo
me fez perder tempo essa porra de site uma merda um coco vai toma no cu seu desgraçado
vê se coloque um titulo descente
EX:
as informações mais idiotas e porra sobre o avião 14-bis é aqui nesse site!
gosteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
ResponderExcluiradorei tirei 10 em ciências
ResponderExcluirminha pro vai gostar da
ResponderExcluirpesquisa
uau!!!!!
ExcluirE assim é demonstrado que o nó científico ficana na Europa...os mais abastados iam estudar na Europa...chique, hem!!
ExcluirMuito bom, fiz um 14 bis de bambu e papel para vender, mas ficou tão foda que eu não vou deixar ninguém tocar nele rsrsrs
ResponderExcluirValeu!
ResponderExcluirMe ajudou no trabalho e consegui nota maxima!♡★✩
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirq porra e essa vai toma no cu
ResponderExcluirLEGAL
ResponderExcluirLegallll até de mas pro meu gosto né gente
ResponderExcluirConhecimento....é tudo de bom.
ResponderExcluir