sexta-feira, 4 de março de 2016

NASA novo avião comercial supersónico

NASA
novo avião comercial supersónico

Cerca de 13 anos depois do último voo efetuado pelo Concorde, o primeiro avião comercial supersónico da história da aviação, a NASA anunciou o lançamento de um novo avião com estas características.
O projeto, divulgado na passada segunda feira faz parte do programa (Novos Horizontes para a Aviação) que atribuiu à Lockheed Martin uns meses para criar uma aeronave com a nova tecnologia supersónica silenciosa (QueSST). Este será o primeiro avião resultante de um programa que englobará outras aeronaves idênticas.
No site da NASA, o Presidente Charles Bolden afirma que, “Passados quase 70 anos do primeiro voo de quebra da barreira do som por Chuck Yeager no Bell X-1 estamos a continuar a investigação nos aviões X com este design preliminar que servirá para oferecer de novo aos passageiros a possibilidade de efetuarem voos supersónicos.”
A NASA revelou que desenvolveu vários estudos em todo o território americano para perceber quais os níveis de ruído aceitáveis. O avião passará a ser audível como o pulsar de um coração ao inverso do estrondo que estamos habituados quando passa um caça militar por nós.