Os anos que se passaram entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial foram anos nos quais
a tecnologia de aeronaves em geral desenvolveu-se bastante. Neste período,
rápidos avanços foram feitos no desenho de aviões, e linhas aéreas começaram a operar. Também foi época na
qual aviadores começaram a impressionar o mundo com seus feitos e suas
habilidades. Os aviões pararam de ser feitos de madeira, para serem construídos
com alumínio. Os motores das aeronaves
foram melhorados bastante, com um notável aumento da potência comparado ao que
os motores da época eram capazes de gerar. Esta grande série de avanços
tecnológicos, bem como do crescente impacto socioeconômico que os aviões
passaram a ter mundialmente, faz deste período a era do ouro da aviação.
Uma série de prêmios foi uma das
principais razões deste grande desenvolvimento: tais prêmios eram dados a
aviadores que conseguissem estabelecer recordes em distância e em velocidade.
Outra razão era a grande quantidade de aviões e de pilotos experientes, sobras
da primeira guerra mundial.
Após o fim da Primeira Guerra Mundial, os governos americano e canadense ofereceram o excesso de aeronaves da guerra a
aviadores por preços incrivelmente baixos. Apesar de estas aeronaves serem mais
fortes do que aquelas fabricadas anteriormente à guerra, elas ainda não podiam
ser consideradas seguras. Eram feitas na maioria das vezes de madeira e de
tecidos, e não dispunham de equipamentos de navegação básicos, como a Bússola. Mas vários pilotos, aqueles que haviam lutado na guerra, compraram
estes aviões, usando-os para ganhar dinheiro, através de exibições acrobáticas
perigosas em feiras. Acidentes muitas vezes aconteciam, e vários destes
aviadores acrobatas morreram.